Home Informativo Notícias Afinal, o que é sustentabilidade?
Afinal, o que é sustentabilidade?

A palavra sustentabilidade vem do latim, sustentare, que significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar.

Seu conceito teve origem em Estocolmo, na Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente humano, que ocorreu em 1972. Este conceito aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza.

O objetivo do desenvolvimento sustentável é preservar o planeta e as necessidades humanas. De modo que um recurso natural explorado de forma sustentável dure para sempre.

Além disso, a sustentabilidade é baseada em três tripés importantíssimos, que integrados fazem a ação acontecer, já que sem eles a sustentabilidade não se sustenta.

Tripés da sustentabilidade

Social: O papel social engloba pessoas e condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, e muitos outros aspectos.

Ambiental: São os recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, empresas e comunidades.

Econômico: Está relacionado à produção, distribuição e consumo de serviços. Considerando a questão social e ambiental.

Mas, por que sustentabilidade?

O uso consciente de recursos naturais, as novas alternativas e as ações relacionadas ao planeta são iniciativas para o bem-estar coletivo. Já que o desequilíbrio causado por nossas atitudes erradas com o meio ambiente é um problema em nosso presente.

É de extrema importância buscar novos caminhos para a economia, sociedade e cultura, de modo que garanta a continuidade da existência humana e do planeta terra.

A questão importante é conhecer o modelo de sociedade em que vivemos e saber se somos baseados no consumo extremo ou nos cuidados com o meio ambiente. Questionar se realmente estamos fazendo algo errado, que está impactando a natureza e a sociedade.

Quais os tipos de sustentabilidade?

Sustentabilidade Ambiental

A sustentabilidade ambiental está voltada à conservação e a manutenção do meio ambiente. Mas claro, para que isso aconteça é necessário que as pessoas estejam em harmonia com a natureza, a fim de obterem melhorias na qualidade de vida.

Sustentabilidade social

A social é a igualdade entre os seres humanos, baseados sempre no bem-estar da população. Sendo necessárias suas participações com o intuito de fortalecer as propostas de desenvolvimento social, acesso à educação, cultura e saúde.

Sustentabilidade Empresarial

Nos dias atuais, as estratégias de responsabilidade social das empresas estão voltadas na sustentabilidade. Ações e produtos sustentáveis na área empresarial ganham destaque e o gosto dos consumidores.

Neste caso, a corporação possui uma postura de responsabilidade com os valores ambientais e sociais. Por ser fundamentada na preservação do meio ambiente e melhora na qualidade de vida.

Sustentabilidade Econômica

A área econômica é fundamentada em um modelo de gestão sustentável. O que implica na gestão adequada dos recursos naturais, que objetivam o crescimento econômico, o desenvolvimento social e melhora da distribuição de renda.

De modo geral, a sustentabilidade é algo que nós criamos e preservamos com atitudes em prol do meio ambiente e sua existência. Visando sempre a qualidade de vida.

Tais atitudes podem envolver:

  • Economia de água;

  • Evitar o uso de sacos plásticos;

  • Reduzir o consumo de carne bovina;

  • Uso de produtos biodegradáveis;

  • Fazer coleta de lixo orgânico;

  • Substituir carros e motos por caminhadas e bicicletas.

Por fim, há as ações globais:

  • Limitação do crescimento populacional;

  • Garantia de alimentação em longo prazo;

  • Preservação da biodiversidade e dos ecossistemas;

  • Diminuição do consumo de energia;

  • Desenvolvimento de tecnologias que possibilitem o uso de fontes energéticas renováveis;

  • Criação de Unidades de Conservação.

Comece hoje mesmo a agir consciente, conserve sua vida e a do planeta terra. Viva de modo sustentável!

Fonte:Pensamento Verde






COMPARTILHE:




Mais lidas
Afinal, o que é sustentabilidade?
A palavra sustentabilidade vem do latim, sustentare, que significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. Seu conceito teve…
Ler notícia
Afinal, qual a real importância da…
O Brasil é um país considerado abençoado no que diz respeito à quantidade de água disponível, uma vez que cerca de…
Ler notícia
Você já se perguntou sobre qual…
A reciclagem é um dos assuntos mais explorados da atualidade. Apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem exatamente o…
Ler notícia